BERUBY

segunda-feira, 26 de março de 2012

PRONOMES POSSESSIVOS

 
Mona Lisa - Leonardo da Vinci


Quando devemos usar os Pronomes Possessivos “teu”, “meu”, “seu”, “sua”...?

Os Pronomes possessivos servem para indicar a que pessoa do discurso pertence o elemento ao qual se refere.

Exemplo:

Meu irmão está atrasado.

Eles concordam sempre em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor.

Exemplos:

(eu) Comprei meu laptop.

(tu) Já calçou teu tênis?

(nós) Nossos pais já foram.


Eis um quadro dos pronomes possessivos:

Número
Pessoa
Pronome Possessivo
Singular
Primeira
meu – minha – meus - minhas

Segunda
teu – tua –teus – tuas

Terceira
seu – sua –seus – suas
Plural
Primeira
nosso – nossa – nossos –nossas  

Segunda
vosso – vossa – vossos - vossas

Terceira
seu – sua –seus – suas


Quanto ao pronome possessivo “teu”, refere-se à segunda pessoa do singular, tu, assim como, os pronomes te, ti, contigo, teus, tuas, tua.

No que concerne aos pronomes possessivos: seu, seus, sua, suas, o, a, os, as, lhe, lhes, referem-se à terceira pessoa, você(s), ele(s), ela(s).

Eis alguns exemplos:

Gosto de ti. Teus olhos me fascinam. Desejo-te.

Gosto de você. Seus olhos me fascinam. Desejo-a.

A concordância do pronome possessivo em gênero e número com o substantivo mais próximo deve existir quando este trouxer consigo mais de um substantivo.

Exemplo:

Vou arrumar minhas malas e bolsas.


Emprego dos pronomes possessivos

Existem casos em que o pronome possessivo não exprime 

propriamente ideia de posse. Ele pode ser utilizado para indicar 

aproximação, afeto ou respeito.


Exemplo:


Aquele museu deve ter seus cem anos. (aproximação)


Meu caro amigo, cuide melhor de sua saúde. (afeto)


Sente-se aqui, minha senhora. (respeito)


a) seu: anteposto a nomes próprios não é possessivo, mais uma alteração fonética de 

Senhor.


Exemplo:


Seu José, o senhor poderia emprestar-me seu celular?


b) seu: a utilização do pronome seu (e flexões) pode gerar frases ambíguas, podemos ter 

dúvidas quanto ao possuidor.


Exemplo:


A menina disse ao colega que não concordava com sua reprovação. 

(reprovação de quem? Da menina ou do colega?)


Para evitar esse tipo de ambiguidade, usa-se dele (dela, deles, delas).



Exemplos:


A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação 

dela.


(A reprovação dela (menina)).


A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação 

dele.


( A reprovação dele (do colega))


Nenhum comentário:

Postar um comentário