BERUBY

segunda-feira, 25 de março de 2013

Adequar: Um verbo defectivo?

A "Escola de Atenas"
Portinari


Segundo o dicionário Houaiss o verbo pode ser conjugado em todas as formas, porém vários gramáticos e dicionaristas definem o verbo adequar como sendo defectivo.

Afinal de contas o verbo Adequar é ou não um verbo defectivo?

Como dissemos anteriormente, na concepção de diversos gramáticos e alguns dicionaristas o verbo é sim um verbo defectivo, o que significa não poder ser conjugado em todos os modos, tempos e pessoas. No entanto a falta dessas conjugações concerne exclusivamente a formas em que a vogal tônica é demarcada pela letra "U", como por exemplo as que se apresentam nas palavras adequo, adequas...
Importante salientar que as conjugações encontram-se presentes somente no presente do indicativo e nos tempos e pessoas advindas do mesmo, como por exemplo no caso do presente do subjuntivo e do imperativo negativo, bem como o da terceira pessoa do singular, primeira e terceira do plural do imperativo afirmativo.
Quanto aos outros tempos, devemos considerar os modos a que fazem parte e seguir normalmente a conjugação.

Veja a seguir:

Presente do indicativo:

Nós adequamos

Vós adequais

Presente do Subjuntivo:

Que nós adequemos

Que vós adequeis

Imperativo afirmativo:

Adequemos nós

Adequai vós

Imperativo negativo:

Não adequemos nós

Não adequeis vós

Aconselha-se a troca do verbo por outro sentido semelhante, ou seja, use sinônimos, não somente no uso do verbo em questão mas também nos demais verbos considerados defectivos. Como por exemplo os verbos: acomodar, adaptar, ajustar.







Nenhum comentário:

Postar um comentário