BERUBY

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Pronomes Possessivos “teu”, “meu”, “seu”, “sua”...


An Old Woman from Arles
Vincent van Gogh

Quando devemos usar os Pronomes Possessivos “teu”, “meu”, “seu”, “sua”...?

Os Pronomes possessivos servem para indicar a que pessoa do discurso pertence o elemento ao qual se refere.

Exemplo:

a) Meu irmão está atrasado.

  • Eles concordam sempre em gênero e número com a coisa possuída, e em pessoa com o possuidor.


Exemplo:

a) (eu) Comprei meu laptop.

b) (tu) Já calçou teu tênis?

c) (nós) Nossos pais já foram.

Eis um quadro dos pronomes possessivos:

Número
Pessoa
Pronome Possessivo
Singular
Primeira
meu – minha – meus - minhas

Segunda
teu – tua –teus – tuas

Terceira
seu – sua –seus – suas
Plural
Primeira
nosso – nossa – nossos –nossas 

Segunda
vosso – vossa – vossos - vossas

Terceira
seu – sua –seus – suas

Quanto ao pronome possessivo “teu”, refere-se à segunda pessoa do singular, tu, assim como, os pronomes te, ti, contigo, teus, tuas, tua.

No que concerne aos pronomes possessivos: seu, seus, sua, suas, o, a, os, as, lhe, lhes, referem-se à terceira pessoa, você(s), ele(s), ela(s).

Exemplos:

a) Gosto de ti. Teus olhos me fascinam. Desejo-te.

b) Gosto de você. Seus olhos me fascinam. Desejo-a.

  • A concordância do pronome possessivo em gênero e número com o substantivo mais próximo deve existir quando este trouxer consigo mais de um substantivo.


Exemplo:

a) Vou arrumar minhas malas e bolsas.

b) Emprego dos pronomes possessivos


  • Existem casos em que o pronome possessivo não exprime propriamente ideia de posse. Ele pode ser utilizado para indicar aproximação, afeto ou respeito.



Exemplo:

a) Aquele museu deve ter seus cem anos. (aproximação)

b) Meu caro amigo, cuide melhor de sua saúde. (afeto)

c) Sente-se aqui, minha senhora. (respeito)

  • Seu: anteposto a nomes próprios não é possessivo, mais uma alteração fonética de Senhor.


Exemplo:

a) Seu José, o senhor poderia emprestar-me seu celular?

b) Seu: a utilização do pronome seu (e flexões) pode gerar frases ambíguas, podemos 

ter dúvidas quanto ao possuidor.


Exemplo:

a) A menina disse ao colega que não concordava com sua reprovação. (reprovação

de quem? Da menina ou do colega?)

b) Para evitar esse tipo de ambiguidade, usa-se dele (dela, deles, delas).


Exemplos:

a) A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação dela. ( A 

reprovação dela (menina)).

b) A menina disse ao colega que não concordava com a reprovação dele.  ( A 

reprovação dele (do colega))



Nenhum comentário:

Postar um comentário