terça-feira, 18 de junho de 2024

Pronomes

 

Gerado por IA


Pronomes


: Uso Correto

Os pronomes são palavras que substituem ou acompanham os substantivos, facilitando a coesão e a clareza do texto. Existem vários tipos de pronomes na língua portuguesa, cada um com suas regras de uso.

Pronomes Pessoais

Pronomes do Caso Reto: Eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas. Usados como sujeito da frase. Exemplo: "Eu vou ao mercado."

Pronomes do Caso Oblíquo: Me, te, se, o/a, lhe, nos, vos, lhes, os/as. Usados como complemento verbal ou nominal. Exemplo: "Ele me deu um presente."

Pronomes Possessivos

Indicam posse e concordam em gênero e número com a coisa possuída. Exemplo: "Meu livro", "Sua casa".

Pronomes Demonstrativos

Indicam a posição de algo em relação às pessoas do discurso. Exemplo: **"Este" (perto de quem fala), "esse" (perto de quem ouve), "aquele" (longe de ambos).


Nenhum comentário:

Postar um comentário