BERUBY

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Por que / Por quê / Porque ou Porquê?


Você tem dúvidas de como utilizar os porquês no dia a dia em sua ortografia? Muito bem, diante das inúmeras dúvidas suscitadas quanto ao uso dos porquês, procuraremos de maneira simples esclarecer ao amigo quanto a utilização dos mesmos. Buscando exemplificar as diferentes formas e situações as quais se apresentam, comecemos pelo por que. No que concerne ao Por que, separado e sem acentos, encontramos duas formas de aplicações diferenciadas. Ou seja, ao identificarmos o sentido de “por qual razão” ou “por qual motivo” é sinal de que há uma junção da preposição por + pronome interrogativo ou indefinido que. Para exemplificar: a) Por que você não vai ao teatro com a Carla? (ou seja, por qual razão) b) Não sei por que não quero ir.(por que motivo) Porém, ao nos depararmos com o sentido de “pelo qual” ou com as flexões, "pela qual", "pelos quais", "pelas quais", significa que nesse caso temos a junção da preposição por + pronome relativo que. Eis alguns exemplos ainda concernentes ao por que, separado e sem acento, porém, com os sentidos acima citados. a) As causas por que discuti com ela são peculiares.(pelas quais) b) Bruna é a filha por que vivo. Quanto ao “por quê”, separado e com acento, deverá ser usado quando se apresentar com com o significado de “por qual motivo” ou “por qual razão” e também deverá vir antes de um ponto final, interrogativo ou de exclamação. Eis alguns exemplos: a) Ele não ligou e nem me avisou por quê. b) Eles não fizeram tudo? Por quê? c) Caminhar isso tudo, por quê? Vamos de carro. d) Você está chorando por quê? O “porque” junto e sem acento é uma conjunção subordinativa causal, final ou ainda coordenativa explicativa. O que significa que sua atuação encontra-se no sentido de ligar duas orações, revelando causa, explicação ou finalidade, ou seja, se melhor preferir, atuando como “pois”, “uma vez que” e para que”. Encontrando-se a oração nesse contexto devemos aplicar o “porque”, sem acento e junto. Exemplos referentes a situação abordada acima: a) Não saí de casa hoje, porque estava com dengue.(uma vez que) b) É uma conjunção, porque liga duas orações.(pois) c) Leiam e estudem bastante, porque aprendam.(para que) O “porquê” junto e com acento é um substantivo e possuí o sentido de “o motivo” ou “a razão”. Este só poderá se utilizado quando acompanhado do pronome adjetivo (meu(s), este(s), esse(s), (aquele(s), quanto(s)...) ou dos artigos (o, os) ou ainda de numerais (um, dois, três...) Como nas orações a seguir. a) Não entendo o porquê de tanta balburdia.(motivo) b) Você deve saber que este porquê é um substantivo. c) O porquê de não estar caminhando hoje é porquê desejo descansar do esforço de ontem. (motivo) d) Diga-me um porquê para não fazer o que devo.(uma razão) e) Existem três porquês.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Quando devemos usar o s ou ss ?

Quando no dia a dia necessitamos de usar o "s" ou "ss" em nossa ortografia, muitas pessoas se perguntam. O que devo usar, o "s" ou "ss", para compor essa palavra? Como provocadora da dúvida, a sonoridade, mais uma vez se apresenta em nossa vida, obviamente devido a similitude entre as duas letras. Pois bem, da mesma forma que desenvolvemos o nosso raciocínio no entendimento das letras "C" e "Ç" e nas palavras "Aja" e "Haja", desenvolveremos também com o "s" e "ss". Comecemos então pela avaliação do uso da letra "s". Ao optarmos por utilizar as palavras com sufixos "esa" e "isa", formando palavras femininas, usamos naturalmente o "s". Por exemplo: baronesa, poetisa, marquesa, profetisa, gostosa, glamurosa, horrorosa... Ao nos depararmos com ditongos, também utilizaremos o "s". como nas palavras: série, páscoa, náusea, lousa, coisa... Também utilizaremos o "s" quando a palavra apresentar o sufixo "ês" indicando procedência, origem. Como por exemplo nas palavras inglês, chinês, noroeguês, japonês, pequinês... Agora quando a palavra apresentar os sufixos "oso" e "osa" como parte do adjetivo, como no caso das palavras saboroso, caridosa, bondosa, generosa, horroroso...Devemos utilizar apenas um "s", como nos exemplos acima.
Vejamos agora quanto as palavras que se encontram relacionadas ao emprego do “ss”: Concernentes aos substantivos relacionados a verbos veremos primeiramente as de radicais "met": Citamos como exemplo as palavras: remeter - remessa, comprometer - compromisso, prometer - promessa, submeter – submissão, intrometer – intromissão... No que se refere aos substantivos relacionados a verbos formados pelo radical "gred", temos as palavras regredir - regressão, transgredir – transgressão, agredir – agressão... Quanto aos substantivos a que se referem os verbos com o radical "prim" os exemplos podem ser: imprimir - impressão,comprimir – compressão, reprimir – repressão Vejamos agora os substantivos concernentes aos verbos formados pelo radical "ced": as palavras conceder - concessão, ceder - cessão, exceder - excesso -excessivo, proceder - processo... Os substantivos referentes ao verbos que constitui o radical "tir" podem ser representados nesse caso pelas palavras permitir - permissão, discutir - discussão... Esperamos ter sanado suas dúvidas quanto ao uso ortográfico das letras "s" e "ss".

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Filme Reflexão.wmv

Haja ou Aja? Eis a questão.

Então, você possuí dúvidas quanto ao uso gramatical das palavras "Haja" ou "Aja"? Que tal subtrairmos essas dúvidas e esclarecermos a questão? Muito bem! Considerando que tenha se questionado quanto ao uso de, "Aja" ou "Haja", na hora de compor uma frase, começaremos agora a conhecer um pouco mais detalhadamente o sentido dos dois vocábulos em questão. Diante de tal realidade e da busca pelo conhecimento e aprendizado, bem como do uso correto da língua portuguesa, no primeiro momento examinaremos as semelhanças gráficas e sonoras apresentadas pelos vocábulos no momento em que tentamos estabelecer alguma comunicação distinta e circunstancial. Por exemplo: Haja paciência! O vocábulo "haja", figura-se no presente do modo subjuntivo ao mesmo tempo em que aludi à primeira ou terceira pessoa, exprimindo-se também na forma afirmativa ou negativa do modo imperativo do verbo "haver". Eis a forma correta de se expressar no presente do modo subjuntivo. Exemplo: Que eu haja. Que ele haja. Já na forma afirmativa e/ ou negativa o correto é: Haja você. Não haja você. Contudo, podemos também atribuir outros sentidos à forma verbal abordada, sendo elas existir, ocorrer, acontecer. A título de exemplo: Que aconteça a paz. Que exista vida. Que ocorra paciência. Concernente ao uso do vocábulo "Aja", apresentado de forma flexionada, definido também na primeira ou terceira pessoa do presente do modo subjuntivo, bem como das formas negativa ou imperativa, refere-se ao verbo "agir". Exemplo: Que eu aja Que ele aja Porém na forma negativa e/ou formativa (modo imperativo) temos: Aja você. Não aja você. O verbo transitivo pronominal, atuar, pode ser conferido ao formato da questão, assim como o verbo transitivo proceder. Aja no momento certo e será recompensado. (no sentido de atuar) Sempre aja de maneira consciente, não permita que as perturbações interfiram na sua caminhada. (no sentido de proceder)

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Usando o C e o Ç

O uso da letra "C", terceira do alfabeto latino e décima nona do alfabeto cirílico, tem sua equivalência fonética no "S", porém sua pronuncia é "cê" e o plural "cês". É também um substantivo masculino comum [se]. Esta, muitas vezes causa dúvida na escrita de algumas palavras. Outra informação importante é que ambas as letras, o "C" e o "Ç", possuem um som quase que similar. Porém, o vocábulo "C" sonoriza como som de /s/ somente em consonância com as vogais "e" e "i". A título de exemplificação podemos citar: centro, celebridade, cena, cenário, cidade, cedo, cerimônia, coice, certamente, meiguice, cerrar, precioso, certidão, certificado, civilizado, cebola, meninice,... Temos ainda as que apresentam sufixos terminados em: -ância, -ência. Como por exemplo: agência, tolerância, abstinência, infância, absência, anuência, ganância, ignorância,...
Contudo no que concerne a letra "Ç" (cedilha) as palavras de origem africana, árabe ou tupi são escritas com "Ç". A exemplo temos açafate, açafrão, açougue, araça, caçula, açorda, açude, açúcar, muçulmano, caçula, bagunça,... Temos também as palavras terminadas nos sufixos -aça, -aço, -uça. Como por exemplo: mulheraça, cachaça, bagaça, amigaço, bagaço, golaço, dentuça, ouça, aguçar, carapuça,... Eis algumas Palavras terminadas em sufixos -açar e -içar. Traçar, estilhaçar, caçar, maçar, escorraçar, espreguiçar, boiçar,... Temos ainda terminados as terminadas em -ção, -ança, -ença. Eis algumas das palavras que podem servir de exemplo nesse caso. a) canção b) criança c) crença Se desejar conhecer um pouco mais sobre a origem das letras "C" e "Ç", os sites http://pt.wikipedia.org/wiki/Cedilha e http://encyclopedia.thefreedictionary.com/%C3%A7 , são sites apropriados para a pesquisa. Informações como a origem castelhana da cedilha e a utilização das mesmas em diversos países, como: Albânia, Azerbajão, França e outros. Fonte de pesquisa: http://pt.wikipedia.org/ http://pt.thefreedictionary.com/ http://www.portugues.com.br/ http://www.priberam.pt/